sexta-feira, 30 de novembro de 2012


Pré-natal com mais exames da tireoide

Mesmo mulheres que nunca tiveram problemas na tireoide podem tê-los durante a gestação que, se não controlados, poderão desencadear consequências negativas.

Toda mulher que está grávida ou pretende engravidar sabe da grande importância de se realizar as consultas de pré-natal para o melhor desenvolvimento da gestação. Os médicos estão querendo incluir entre os exames fundamentais o da glândula tireoide.
Para que fique claro: a glândula da tireoide é essencial, pois regula o nosso metabolismo através de hormônios. E na gravidez não é diferente. É responsável pelo crescimento e desenvolvimento do feto no útero, principalmente nos três primeiros meses.
O endocrinologista, Dr. Alex Carvalho Leite, do hospital São Luiz, em São Paulo, explica que apesar de não ser um consenso entre os obstetras, o exame para o controle na tireoide deveria ser feito, a princípio, a cada quatro ou seis semanas.
Mesmo quem nunca teve problemas de tireoide na vida durante a gravidez pode apresentar, já que a placenta produz em grande quantidade o hormônio estradiol que pode desregular os níveis de hormônio da glândula.
Segundo um estudo realizado pela George Washington University School of Medicine and Health Sciences, nos Estados Unidos, se a glândula tireoide está desregulada durante a gravidez, pode haver um aumento do risco da mulher ter um aborto ou um parto prematuro.
O exame da tireoide é feito retirando-se um pouco de sangue da mulher grávida. Problemas na tireoide devem ser detectados ainda no primeiro trimestre para que não ocorram danos no desenvolvimento cerebral do feto. Será o seu médico quem indicará o melhor tratamento. Normalmente é a reposição do hormônio que o organismo deixa de produzir. E todas as mulheres (as que já tinham alteração na tireoide, as que não tinham ou tiveram durante a gravidez) devem ficar atentas e fazer um controle por pelo menos um ano após o parto.
Bruno Rodrigues

Gestante pode pintar o cabelo?

Tintura na gestação: pode ou não pode?
Um dos assuntos mais controversos entre as mulheres envolve o uso ou não de tintura ou qualquer outro produto químico nos cabelos durante o período de gravidez. Será que vai fazer algum mal para o bebê que está dentro da barriga? Qual conseqüência pode trazer o uso da tintura durante a gestação?
As tinturas, principalmente as mais antigas, alisamentos ou permanentes contêm muitas substâncias que são absorvidas pelo couro cabeludo (entre as quais a amônia, o benzeno ou formol), região bastante vascularizada, que chegam até o bebê e podem prejudicá-lo.
Porém, há divergências entre os especialistas quanto ao uso de produtos químicos durante a gestação. Uns reprovam, outros minimizam. No entanto, boa parte dos profissionais recomenda o uso de tinturas somente após o terceiro ou quarto mês de gestação, período em que as chances de más-formações diminuem. Muitos nem sequer recomendam o uso de produtos químicos nos cabelos em qualquer época da gestação.
Há ainda médicos que indicam o uso de produtos naturais, como a henna ou a tintura que não é feita na raiz dos cabelos, como mechas e reflexos, que é aplicado com uma touca, protegendo o couro cabeludo dos produtos químicos.
Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a médica Robertha Nakamura condena o uso de produtos químicos no período de gestação, embora saliente não existir provas concretas de que a tintura tem efeito direto na gravidez. Nakamura acrescenta que há poucos estudos nessa área que possam evidenciar um possível dano ao feto, principalmente no início da gestação.
Polêmico, o uso de produtos químicos na gravidez deve ser visto com cautela pelas mamães. Não há ainda comprovada uma quantidade mínima de produto químico que possa ser usada sem que prejudique a saúde do bebê em formação.
Como todo cuidado é pouco, evite a realização de tintura agressiva, alisamento ou qualquer outro uso de produto químico nos cabelos durante a gravidez, principalmente nos primeiros meses.
Por ser uma questão de opiniões diversas e contraditórias, o ideal é que você, mamãe, consulte o seu médico de confiança e peça para que dê informações sobre o uso de produtos químicos durante a gravidez.
Lembre-se sempre que melhor do que ficar bonita é cuidar para que o bebê que está se formando dentro da sua barriga nasça com a maior saúde do mundo.
Dicas
Antes de engravidar, informe-se com o médico sobre os produtos que usa cotidianamente vão poder ser usados durante a gravidez.
Tente seguir tudo o que seu médico te orientar, não se deixando levar pelo que sua amiga falou para fazer.
Nove meses não são uma eternidade, passam rápido! Embora não haja uma relação direta entre tintura e malefícios na gestação, profissionais de dermatologia reprovam tinturas nesta fase.
Fonte:Bruno Rodrigues

Os 10 poderes da amamentação

Amamentar é bom para o bebê e para a mamãe.

Amamentar é muito mais do que simplesmente deixar seu bebê satisfeito. Os benefícios ao pequeno e a mamãe são incalculáveis. Em 10 pontos, vamos dar uma dimensão de como esse ato pode favorecer o desenvolvimento dos dois. A amamentação adequada reforça o vínculo entre mãe e filho. Saiba mais sobre o poder da amamentação:
1.    Desenvolve o sistema imunológico do bebê.
- O leite materno contém células anti-infecciosas capazes de proteger o organismo do bebê contra infecções, como as intestinais e otites, evitando assim diarreias.
2.    Ajuda no desenvolvimento da fala.
- Veja que interessante. A posição da boca nos mamilos provoca a estimulação de pontos articulados responsáveis pela produção dos fonemas (sons).
3.    Estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, ajudando na respiração, deglutição e mastigação.
- Uma criança que tenha problemas na respiração pode ter prejudicado o seu sono, concentração e memória. A musculatura oral adequada remete a um bom desenvolvimento da fala.
4.    Fortalece o vínculo mãe e bebê
- O contato com a mãe pelo aleitamento materno faz com que o bebê se sinta mais seguro e tranquilo, evitando choro e ansiedade. Além disso, a mamãe se sente menos estressada.
5.    Diminui o risco de alergia
- Crianças alimentadas no peito da mãe têm menos risco de terem asma. Outro estudo revela que crianças que desde cedo tomam o leite de vaca aumentam a probabilidade de se tornarem alérgicas, já que as proteínas desse leite estão associadas à dermatite, rinite, sinusite e amigdalite.
6.    É o alimento mais completo para o bebê
- A mamãe não precisa se preocupar em complementar a alimentação. Nem ao menos se preocupar em oferecer água. O leite materno é completo. Não precisa de mais nada. Apenas a amamentação de forma errada faz com que o bebê não consiga todo o leite, tornando-se incompleta.
7.    Evita doenças futuras
- Um bebê amamentado no peito pode evitar durante sua vida algumas doenças como obesidade, diabetes e hipertensão. 
8.    Dificilmente o bebê terá anemia
- as concentrações de ferro no leite materno é bem maior que em qualquer outro tipo de leite e seu filho não precisará de complemento de ferro para evitar anemia.
9.    Evita cólicas
- o leite materno tem proteínas que são facilmente digeridas pelo organismo do bebê. Isso não acontece com o leite de vaca que tem proteínas de difícil digestão.
10.  Amamentar diminui risco de câncer de mama
- Pesquisadores da Espanha descobriram que as mulheres que amamentam seus filhos por mais de seis meses têm menos chances de desenvolver câncer de mama

Decoração do quarto do bebê

Quarto de Bebê Safari by Ri-Pô-Pi

Um quarto divertido com os bichos e as cores da África.

Cheio de macacos, zebras, leões e girafas, esse quarto é super artesanal e alegre. As cores da África foram representadas no enxoval de sarja de algodão cru com veludo cotelê verde musgo e alguns detalhes em laranja. As pelúcias importadas de animais africanos e os enormes bichos em MDF que enfeitam a parede compõem o cenário. O papel de parede com motivo de bambu é de vinil lavável, portanto, super prático de manter limpo, e ajuda a compor o ambiente jungle. Um detalhe bem charmoso é o pufe forrado com tecido de zebra. O quarto tem ainda apliques nos abajures e cordas penduradas no teto. A bancada do bebê pode ser usada em duas fases bem distintas da criança. Foi projetada para servir de trocador e, futuramente, vira uma escrivaninha. A cadeira de amamentação é de balanço e giratória.
Quarto de Bebê com girafa, macaco, leão e as cores da África - by Ri-Pô-Pi
Projeto: Ri-Pô-Pi

Quarto de Bebê Urso Théo by Dip en Dap

Quarto em verde hortelã e bege serve tanto para menino como para menina.

O verde é sempre uma opção bacana para meninas e meninos. O quarto do ursinho Théo é um bom exemplo de decoração que pode ser reutilizada para o segundo filho, seja qual for o sexo da criança. Nesse ambiente, o verde hortelã foi usado com tons de bege para deixar o ambiente mais clássico. A decoração é bem clean, sem muitas informações, porém muito bem composta. A brincadeira fica por conta das estampas, que usam fundos xadrez, listrado e toile, além da presença do urso Théo, que toda criança gosta. O berço tem linhas mais retas e modernas, com a tela em palha sintética e estrutura em madeira maciça.
Quarto de Bebê em verde hortelã e bege com estampas com fundo xadrez e destaque para o urso Théo - by Dip en Dap
Projeto: Dip en Dap

Quarto de Bebê Versailles by Alexandra Abujamra

Quarto de Bebê Versailles by Alexandra Abujamra
Esse é um legítimo quarto de princesa. A inspiração veio do Castelo de Versailles e a decoração palaciana é bem evidente. A riqueza dos detalhes pode ser observada nas peças bordadas à mão, nas passamanarias, nos cabuchons, que são os sininhos pendurados nas almofadas, e nos rococós por toda parte. Foram usados muitos espelhos e detalhes de cristal no lustre e enfeites, representando a famosa sala de cristais de Versailles. O dossel, marca registrada nas decorações palacianas, foi feito com bastante tecido e com um tipo de chalé usado por cima. Uma banqueta estilizada na frente do berço remete aos recamier, tão usados na época. A cerâmica está presente nos quadros, kit higiene, puxadores e porta de maternidade. As topiarias, ou seja, o vaso de mini rosas, remete ao Jardim do Palácio. E esse é o resultado de um ambiente recriado a partir de um dos mais lindos e famosos palácios do mundo.
Projeto: Alexandra Abujamra

Quarto de Bebê Provençal by Márcia Tavares Alencar Decoração de Interiores

Cada detalhe deste quarto foi cuidadosamente estudado pela futura mamãe e decoradora de interiores, Márcia Tavares Alencar, que concebeu o ambiente recriando uma atmosfera requintada, romântica e tranquila.

O projeto do quarto privilegia cores calmas e atemporais em conjunto com elementos como flores, borboletas e ursinhos, fugindo de um tema muito específico e infantil, no intuito de crescer junto com a criança. 
A paleta de cores escolhidas inclui diversos tons de bege e rosa, e mescla  a utilização de pintura com papéis de parede. Nos móveis em madeira, a preferência foi pela laca branca. O espaçoso sofá-cama em bege faz às vezes da cama da babá e assento para a mamãe e visitas.
Na parte de decoração, destaque para o dossel e mãos francesas em forma de rosas, produzidas sob encomenda, que contribuem ainda mais para a delicadeza do ambiente.
Quarto de Bebê Provençal by Márcia Tavares Alencar Decoração de Interiores - Foto: Paulo Roberto de Queiroz Szeles
Ainda falando de elementos decorativos, a dupla de ursinhas, em conjunto com o quadro que será utilizado na porta da maternidade, bem como o móbile e aplique de borboletas em MDF, trazem o ar infantil que faltava.
Arrematam o conjunto o cortinado do dossel em voil branco com grilós, o kit berço e trocador em algodão e lese bordados à mão, e a persiana romana e tapete, feitos sob medida para o ambiente, , finalizando este quarto dos sonhos.
Projeto: Márcia Tavares Alencar – Decoração de Interiores

Enfim são apenas modelos que podem nos ajudar a fazer uma bela decoração para nosso bebês...




Lista da maternidade


O que levar para a maternidade?
O que deve ser levado ao Hospital no momento da internação?
A sacola da mamãe e do bebê devem ser preparadas desde o 7º mês de gestação
Sacola da mamãe
01 - pacote de absorvente próprio para o pós-parto
01 - chinelo de quarto
03 - jogos de camisolas que sejam de fácil manejo para amamentação
06 - calcinhas de tamanho maior do que usava antes de engravidar
01 - cinta pós-parto
01 - roupa para o dia de alta
02 - sutiãs de amamentação
- protetores de seios
- máquina fotográfica (checar baterias e levar carregador)
- filmadora (checar baterias e levar carregador)
- produtos de higiene íntima: escova de dentes, escova de cabelos, shampoo, sabonete, creme dental, toalhas...
Sacola do bebê
01 - creme para prevenção de assaduras
01 - pacote de fralda descartável (tamanho recém-nascido)
03 - conjunto pagão com calça
03 - conjunto de lã de acordo com o clima
03 - macacão de recém-nascido
02 - lençol de bercinho
01 - manta (de acordo com a estação)
06 - fraldas de pano (brancas, sem pintura)
01 - escovinha macia para cabelos
02 - sapatinhos e luvas de lã (no frio)
- lembrancinhas
- enfeite de porta
Esta é a lista mínima, fica a critério de cada um o que desejar levar a mais.
Carro
Bebê-conforto (assento para o bebê) - teste a instalação em seu carro assim que comprar.
Documentos
- RG da paciente
- Carteira de convênio (caso tenha convênio, o Hospital exige na internação)
- CIC e RG do marido (ou acompanhante)
- Guia de internação (informe-se junto ao seu convênio se pode ser fornecida antes do parto, pois facilita muito no momento de internar).

Chá de Bebê

Você já está no 7º ou 8º mês de gestação? Pois então, essa é a época ideal para realizar o chá de bebê e reunir os amigos e parentes para participar.
A intenção do chá de bebê, é de ajudar a futura mamãe a se equipar para esse início cheio de despesas, e ajudá-la emocionalmente nessa nova fase, pois é importante para ela, sentir os amigos por perto, participando dessa etapa de sua vida, mesmo que não seja seu primeiro filhinho.
O chá de bebê dispensa qualquer formalidade e o convite pode ser feito por telefone mesmo. Geralmente é realizado por uma amiga mais íntima da gestante onde, provavelmente, a maioria das pessoas que serão convidadas já a conhecem.
Se você e sua amiga quiserem optar pela distribuição do convite, o ideal é entregá-los com uma semana de antecedência, no mínimo.
O bom, é que o "chá de bebê" seja combinado para um final de semana, para que todos possam comparecer e, sempre, na parte da tarde. No dia, poderá ser servido sanduichinhos, uma torta salgada, bolo, sorvete, água, suco ou refrigerante e não pode faltar, pela tradição, pelo menos um tipo de chá. Você pode optar para, após uma hora da chegada dos convidados, servir o lanche, ou ainda para que todos fiquem mais à vontade, pode montar uma mesa ou aparador no ambiente, com tudo disposto em cima e deixar que as pessoas se sirvam como quiserem.
Quanto aos convites, quando houver mais de uma convidada que resida na mesma casa, como mãe e filha ou duas irmãs, por exemplo, não precisa haver constrangimento em pedir uma lembrança para cada uma, separadamente, só que aí, o mais correto, é pedir uma lembrança mais em conta para a segunda.
Outra regrinha que você deve seguir, é que no caso de optar por pedir nos convites roupinhas para o bebê também, deverá estar ciente que elas têm que ser simples, como no caso das blusinhas modelo pagão ou as calças (culotes), que hoje em dia são encontradas com preços bem acessíveis. Ao pedir roupinhas, você estará sempre correndo o risco de não gostar da cor ou do tecido e, nesse caso, não é delicado pedir para a pessoa trocar, pois muitas vezes ela comprou o que podia. Por isso, o ideal, é não pedir roupinhas, a não ser, é claro, que estejam realizando o chá para uma pessoa que não tem recurso algum e que tudo será dado pelos convidados, de comum acordo.
Não esqueça, que pode-se pedir também um mesmo item mais de uma vez, para pessoas diferentes. Não deixe de especificar nos convites ou pelo telefone, os tamanhos corretos das peças, que devem variar do recém nascido para o tamanho pequeno, e a cor desejada.
Abaixo, você verá uma lista completa. Use seu bom senso e tire ou acrescente da lista, aquilo que achar necessário, ou peça só aquilo que mais se aproxima das suas prioridades, pois não esqueça que terá que coordenar a lista com o número de convidados.
Lista de presentes
Álcool (70%) *
Algodão de bolinhas
Babador
Bonézinho ou chapéuzinho de tecido
Calça enxuta
Calça com pé de malha
Calça sem pé de malha
Camisa pagão de malha
Chupeta ortodôntica*
Chuquinha*
Cobertor
Colcha de piquê
Cortador de unha
Cotonetes
Creme para prevenção de assaduras
Escova de cabelo para bebê
Fita crepe
Fraldas de pano
Fraldas descartáveis
Gorrinho de lã
Lençol de berço c/ fronha (2 peças)
Lençol avulso
Lenços umedecidos*
Lixeirinha
Luvinha de malha
Macacão banho de sol, de malha
Macacão manga comprida
Macacão manga curta
Mamadeira para água*
Mamadeira para suco*
Mamadeira para leite*
Manta de linha
Manta de lã
Meia
Mordedor de borracha
Óleo para bebês*
Pente
Pratinho para frutinha
Sabonete neutro
Saboneteira
Sapatinho de linha
Sapatinho de lã
Tesourinha de unha
Termômetro para água
Termômetro comum
Toalha de banho com capuz (de plush ou atoalhada)
Toalha de fralda
Travesseiro

Lista de enxoval

Abaixo você tem a nossa sugestão de compras para enxoval, quarto, banho, etc.
Observe que é só uma sugestão.
Toda roupa deve ser de algodão, de preferência, devendo ser lavadas sem exceção, com sabão neutro ou sabão de coco, não colocar nada no enxague para deixar com cheirinho, pois seu bebê pode ser alérgico.
Enxoval:
4 conjuntos de camisinhas pagão
5 macacões com mangas
5 macacões sem mangas
5 macacões de sol (caso seu bebê vá nascer no verão)
4 camisetas
4 conjuntos de lã (macacão, casaco, toca, sapatinhos...)
2 casaquinhos
3 pares de meias
3 babadores
4 viras de mantas
2 mantas de lã
2 mantas de linhas ou algodão
1 cobertor
4 jogos de lençóis e fronhas
2 colchas
1 jogo de protetor de berço
1 travesseiro
3 toalhas felpudas
3 toalhas fraldas
1 dúzia de fraldas de pano (caso você opte pou usar as descartáveis, estas servirão de apoio à troca de fraldas, às mamadas e alimentação, etc.)
8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho pequeno
8 pacotes de fraldas descartáveis tamanho médio
Troca e banho:
1 creme para prevenção de assaduras
1 fita adesiva
1 caixa de cotonete
1 escova
1 pente
1 tesourinha romba
1 garrafa de álcool 70%
2 pacotes de algodão
1 pote de lenços umidecidos, ou melhor ainda, tenha uma garrafa térmica com água morna para higiene do bebê
1 sabonete neutro
1 shampoo
1 termômetro
1 lixeira com pedal
1 porta roupas sujas
1 trocador
1 cesta para colocar as miudezas de troca
1 banheira (observando que deve ser de fácil limpeza sem reentrâncias que possam acumular sujeiras)
Quarto:
1 abajur
1 berço com cuidado de medir o espaço entre as grades, que não deve ultrapassar 6 cm
1 cômoda dando preferência a uma que já possa funcionar como trocador
1 mosquiteiro
Passeios:
1 carrinho com moisés
1 bebê conforto (asssento para o bebê) - teste a instalação em seu carro assim que comprar.
2 bolsas (1 pequena e 1 grande com trocador)
Alimentação:
1 cadeirão
1 jogo de prato
1 jogo de talheres para bebê

quinta-feira, 29 de novembro de 2012


Desenvolvimento fetal


Concepção

O começo de tudo

O encontro do óvulo com o espermatozoide acontece sem que você perceba. Sintomas da gravidez só vão aparecer cerca de duas semanas depois.
Primeiro trimestrePrimeiro trimestre

Primeiro trimestre

Os três primeiros meses da gestação são marcados pela formação de praticamente todos os órgãos do bebê. Ele passa de uma bolinha de células a uma miniatura de ser humano
.

Segundo trimestreSegundo trimestre

Segundo trimestre

Os bebês já possuem suas próprias impressões digitais, diferentes para cada pessoa. Começam a engolir o líquido amniótico e a urinar. Os órgãos sexuais já são visíveis pelo ultrassom.
Terceiro TrimestreTerceiro Trimestre

Terceiro trimestre

Seus bebês já abrem os olhos, e têm até cílios. A pele vai se desenrugando, conforme ficam mais gordinhos. Podem chupar o dedo e dá para perceber quando eles têm soluço.


10 passos para uma gravidez saudável

1. Organize e planeje seu pré-natal

Um bom pré-natal é essencial para a saúde do bebê, e escolher o obstetra ou ginecologista o quanto antes ajuda a construir um bom relacionamento até a hora do parto. Peça recomendações às suas amigas.

2. Alimente-se bem

Você não precisa comer mais porque está grávida, mas é importante ter uma alimentação equilibrada e saudável. Muitas mulheres param de comer certo tipo de alimento, mas é sempre possível arranjar um substituto que tenha valor nutricional parecido. O ideal é ter uma dieta que inclua verduras, legumes e frutas, carboidratos (de preferência integrais), proteína -- que pode vir do peixe, da carne, do frango, dos ovos, de castanhas ou sementes -- e também leite e laticínios em geral.

3. Tome cuidado com o que come

É melhor evitar certos alimentos na gravidez, porque eles podem representar risco para o bebê se estiverem contaminados. A listeriose, doença que provoca aborto espontâneo ou problemas graves no recém-nascido, pode ser transmitida por queijos como o brie, camembert, roquefort, gorgonzola e os queijos brancos tipo frescal ou "de Minas", estes últimos às vezes feitos com leite não-pasteurizado. 

Devido ao risco de toxoplasmose, que embora seja pequeno existe, evite comer carne crua ou malpassada. Lave bem verduras, legumes e frutas para tirar todo resquício de terra ou sujeira. 

Infecções alimentares por salmonela (salmonelose) são transmitidas por alimentos de origem animal, como carnes, peixes, ovos e leite, portanto segure a vontade de lamber a colher de massa de bolo crua.

4. Tome suplemento de ácido fólico

O único suplemento que é considerado vital na gravidez é o ácido fólico, que ajuda a prevenir problemas congênitos no bebê ligados ao fechamento do tubo neural, como a espinha bífida, ou mielomeningocele. Trata-se de uma condição grave que acontece quando o tubo que abriga o sistema nervoso central, na coluna, não se fecha totalmente, o que pode causar deficiências. Todas as mulheres que estejam pensando em engravidar devem tomar um suplemento diário de 400 mcg de ácido fólico, desde antes da concepção até o fim do primeiro trimestre da gravidez. No Brasil, as farinhas de trigo já são fortificadas com ácido fólico para atingir toda a população, mas isso não elimina a necessidade do suplemento. O folato também está naturalmente presente em alimentos como as verduras (espinafre, brócolis e repolho, por exemplo), o suco de laranja, a beterraba e o feijão. 

Outros nutrientes importantes para sua saúde e para a do bebê são o ferro e o cálcio, que podem ser supridos normalmente pela alimentação. No entanto, muitos médicos receitam suplementos vitamínicos especiais para grávidas, que contêm reforços desses nutrientes. 

A gordura natural dos peixes, como o ômega 3, também tem um efeito benéfico no peso do bebê e no desenvolvimento do cérebro e dos nervos no final da gravidez. Os peixes que mais contêm esse tipo de ácido graxo são o salmão, a sardinha, a truta, a cavalinha e o arenque.

5. Faça atividade física regularmente

Um bom programa de exercícios vai lhe dar a força e a resistência necessárias para carregar o peso extra da gravidez e para aguentar o estresse físico do parto. Também contribui para que você entre em forma mais rápido depois que o bebê nascer. Além disso, a atividade física ajuda a melhorar o humor, com a liberação da serotonina -- o que reduz o risco de você sucumbir a uma certa tristeza comum nessa fase. 
Se você já está acostumada a se exercitar, o mais provável é que possa continuar com a mesma atividade, desde que esteja se sentindo confortável. Mas não faça esportes em que corra o risco de cair ou levar impactos. Os mais benéficos são atividades mais amenas, como caminhadas, natação, hidroginástica e ioga.

6. Comece a exercitar os músculos da região da vagina

Pode ser que você nunca tenha ouvido falar disso, mas esse tipo de exercício devia ser feito por todas as mulheres desde a adolescência. Além de combater o problema da incontinência urinária, ele contribui para aumentar o prazer sexual -- por isso é usado nas técnicas de pompoarismo. 

A vantagem é que você pode fazê-lo a qualquer hora, em qualquer lugar, sem ninguém perceber. Os músculos do assoalho pélvico formam uma rede na base da sua pelve e sustentam a bexiga, a vagina e o reto. Durante a gravidez, eles sofrem a pressão do peso do útero, e também ficam mais relaxados por causa das mudanças hormonais. A prática diária dos exercícios ajuda a fortalecê-los. 

Várias vezes por dia -- por exemplo, enquanto lava as mãos, escova os dentes ou prepara o café --, faça dez contrações lentas e dez rápidas dos músculos do assoalho pélvico. Um bom jeito de sentir como fazer essas contrações é imaginar que está fazendo xixi e interromper o fluxo imaginário de urina.

7. Não tome remédios sem falar com o médico

Não tome nenhum tipo de remédio sem antes perguntar para o médico se pode. Se você costuma usar algum medicamento, pergunte na primeira consulta do pré-natal se vai poder continuar tomando. Antes da consulta, tente lembrar os problemas que você costuma ter com frequência e os remédios que toma (como para alergia, cólicas, dor de cabeça, problemas de pele etc.). Faça uma lista e verifique com o médico o que vai poder tomar se precisar. Mas o ideal mesmo é evitar ao máximo tomar remédios.

8. Reduza seu consumo de cafeína

O café, o chá e os refrigerantes à base de cola e guaraná são estimulantes. Algumas pesquisas indicam que o excesso de cafeína pode contribuir para o risco de o bebê nascer abaixo do peso. A quantidade máxima aceitável é de quatro cafezinhos por dia (ou seis xícaras de chá), mas o melhor mesmo é reduzir o consumo.

9. Pare de fumar e de beber

Mulheres que fumam têm risco maior de aborto espontâneo, de parto prematuro e de ter um natimorto. Estudos mostram que grávidas que fumam um maço ou mais por dia têm mais probabilidade de ter um bebê com lábio leporino ou fenda palatina. O ideal é parar de fumar antes mesmo de engravidar, mas qualquer redução no número de cigarros que você fuma por dia já facilita um pouco a vida do seu bebê. 

Não consuma bebidas alcoólicas regularmente. O álcool chega rapidamente ao bebê pela placenta, e a grande ingestão de álcool durante a gravidez está ligada a doenças da síndrome alcoólica fetal, que inclui desde dificuldades de aprendizagem até problemas congênitos graves. Beber muito, mas de uma vez só, numa saída à noite, por exemplo, também é prejudicial. O mais garantido é seguir a orientação do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde e não beber durante a gravidez. Alguns médicos brasileiros, no entanto, adotam uma postura mais flexível, permitindo que suas pacientes tomem, em ocasiões especiais, uma taça de vinho ou um copo de cerveja.

10. Descanse

O cansaço e o sono que você sente no primeiro e no terceiro trimestre da gravidez não são nada mais que seu corpo pedindo para você ir com calma. No melhor dos mundos, uma soneca todo dia depois do almoço seria perfeita. Se não dá, tente dar uma relaxadinha de meia hora, pôr os pés para cima, do jeito que conseguir. Técnicas de relaxamento como ioga, alongamentos e massagem ajudam a reduzir o estresse e colaboram para você dormir bem.
Fonte: BabyCenter
Umas das primeiras coisas na gestação  que nos confundem um pouco é a contagem das semanas da gravidez então para facilitar um pouco essa tabela de conversão de semanas  para meses ajudara bastante as mamães de primeira viagem.DE SEMANAS PARA MESES

de 1 a 4 semanas e meia = 1 mês de gravidez
de 4 semanas e meia a 9 semanas = 2 meses de gravidez
de 9 semanas a 13 semanas e 2 dias = 3 meses de gravidez
de 13 semanas e dois dias a 17 semanas e 5 dias = 4 meses de gravidez
de 17 semanas e 5 dias a 22 semanas e 1 dias = 5 meses de gravidez
de 22 semanas e 1 dia a 26 semanas e 4 dias = 6 meses de gravidez
de 26 semanas e 4 dias a 31 semanas = 7 meses de gravidez
de 31 semanas a 35 semanas meia = 8 meses de gravidez
de 35 semanas e meia a 40 semanas = 9 meses gravidez

Estar gravida é um motivo de enorme felicidade,é a maior missão na vida de uma mulher é magico é ensinar e aprender junto com o seu filho,hoje você cuida dele e no futuro ele cuidara de você.A muitas mulheres que abortam ou por serem muito jovens outras por não terem condições de criar ou por medo da família ou até mesmo a pedido do pai,mas uma mulher uma mãe de verdade jamais fará isso por pior que seja a situação nós mulheres devemos lutar contra tudo e contra todos por nós mesmas e por nossos filhos que são um presente.Então independentemente se o pai vai assumir ou não ou se sua família não aceita lute pois você vai conseguir pois Deus vai te ajudar a encontrar um caminho e você estará fazendo o certo.